É na educação dos filhos que se revelam as atitudes dos pais.
O homem, ainda que reconheça a omnipotência, não desiste da aventura.
A valentia sem um ideal que a enobreça degrada-se em ferocidade.
A felicidade é uma ilusão da distância. As estrelas estão no vazio e nós vemo-las no céu.
Não perguntes à Felicidade quem ela é nem de onde veio: abre-lhe a porta para que ela entre e fecha-a bem aferrolhada, para que não fuja.
O génio é solar. Apaga-se o fogo da terra, não se obscurece o dia, e se a noite o envolve em horas negras é para o restituir depois ao céu, ainda mais claro, no berço refulgente das auroras.
A mentira é um manto esfarrapado e curto, que não consegue jamais esconder a verdade. A mentira é como uma baforada de fumo que logo se desmancha no ar.
A mentira, senhora do mundo, é hábil, astuta e refolhada: rebuça-se com o dolo, veste-se de mil disfarces, mascara-se com a hipocrisia, enfeita-se toda de ilusões e vence.
O homem é o ímpeto, a mulher é a continuidade que, na sua fraqueza, vence como a gota de água: pela persistência. O homem investe arrebatadamente como Ájax; a mulher insinua-se como Dalila. O ho...
Quando a glória acena à audácia, compreende-se que um homem arrisque a vida.
O beijo é uma estrofe que duas bocas rimam.
O génio de um é muito, mas não será nada se não encontrar a vontade de todos.
A fé é uma ânsia, a esperança uma ambição, a caridade é puro amor.
A verdadeira caridade é impalpável como a luz e invisível como o perfume: dá o calor, dá o aroma, mas não se deixa tocar nem ver.
A caridade é a virtude predilecta de Deus.
Só há um meio de viver no passado e no futuro - é guardar recordações e sonhos.
Não é a morte o que impressiona, é o morrer.
A morte não é uma destruição, é um lento acabar, um lento sumir. Vai-se o cadáver, mas... o corpo que morre é como um frasco de fina essência que se quebra deixando a casa, por muito, impregna...