Frases de Stefan Zweig

Frases de Stefan Zweig

0

Stefan Zweig (Viena, 28 de novembro de 1881 – Petrópolis, 23 de fevereiro de 1942) foi um escritor austríaco de origem judaica, reconhecido pelas suas novelas psicológicas, ensaios e biografias que conquistaram grande popularidade na Europa no período entre-guerras. Educado em Viena, publicou textos que combinavam sensibilidade psicológica e erudição, tornando-se um dos autores mais traduzidos do seu tempo.

Perante a ascensão do nazismo e a proibição das suas obras na Alemanha, Zweig viveu em exílio, primeiro no Reino Unido e depois nas Américas. O seu célebre memorial O Mundo de Ontem é também um lamento pela perda da Europa cosmopolita. Em 1942, desesperado com a catástrofe europeia e com o futuro do continente, suicidou-se com a sua segunda esposa em Petrópolis, Brasil.

Cronologia

  • 1881: Nascimento em Viena, Império Austro-Húngaro (28 de novembro).
  • 1904: Conclui o doutoramento na Universidade de Viena; inicia a carreira literária e as viagens pela Europa.
  • anos 1920: Consagração internacional com novelas, ensaios e colecções como Momentos Estelares da Humanidade; torna-se um dos autores mais lidos da Europa.
  • 1933: Obras proibidas e queimadas na Alemanha nazi; começa a viver progressivamente em exílio.
  • 1942: Morte em Petrópolis, Brasil (suicídio), junto da sua segunda esposa; deixa O Mundo de Ontem como testemunho do seu tempo.

Sabias que?

  • Muitas das suas novelas foram adaptadas inúmeras vezes ao cinema e ao teatro, perpetuando a sua fama popular.
  • Foi um dos autores europeus mais traduzidos e lidos nas décadas de 1920 e 1930, antes do seu exílio.
  • A sua extensa correspondência e manuscritos são fonte essencial para estudiosos da cultura e da história intelectual europeia do início do século XX.

Obras Principais: Carta de uma Desconhecida (Carta de uma Desconhecida), Impaciência do Coração (Beware of Pity), O Mundo de Ontem (Die Welt von Gestern), Momentos Estelares da Humanidade (Sternstunden der Menschheit), Amok e outras novelas

8 frases de Stefan Zweig


Mais vistos