Um decreto a reconhecer a cidadania faz-se em minutos e pode fazer-se já; um cidadão, isto é, o homem pleno e conscientemente integrado numa sociedade polÃtica civilizada leva séculos a fazer.
A felicidade é um estado de satisfação da alma, expressão de harmonia total entre as nossas aspirações e as realidades da vida. E por isso julgo mais simples atingir a felicidade pela renúncia ...
O poder só pode agradar aos tolos ou aos predestinados. Os tolos desejam-no pelas vantagens que dele esperam. Os predestinados gozam-no pelo que para eles representa.
E como é da essência mesma do poder procurar manter-se, haverá sempre um número mais ou menos grande de princÃpios que o poder não deixará discutir, isto é, a propósito dos quais a liberdade ...
É necessária a polÃtica no governo das nações mas fazer polÃtica não é governar.
Continuo a declarar que não se pode simultaneamente lisonjear a multidão e governá-la.
A gratidão pertence à História, não à polÃtica.
Quem se coloca no terreno nacional não tem partidos, nem grupos, nem escolas...
Ceder é perder. Formula-se uma polÃtica e há que executá-la rapidamente. Só é possÃvel ceder a ter flexibilidade depois da polÃtica estar vitoriosa. Antes disso, é perder por completo.
Para a formação da consciência pública, para a criação de determinado ambiente, dada a ausência de espÃrito crÃtico ou a dificuldade de averiguação individual, a aparência vale a realidade...
A polÃtica só em sentido deturpado se pode confundir com agitação estéril, referver de ódios, estadear de ambições pessoais ou de grupos para a conquista e usufruição de altos lugares.
Não é de patriota nem de polÃtico abandonar o futuro à s continÂgências da sorte, não criar para uma obra condições de duração e de estabilidade. Por definição só fica feito o que perdura...
Politicamente só existe o que se sabe que existe, politicamente o que parece é.
...Imaginar, como fazem muitas vezes, que as liberdades públicas estão ligadas à democracia e ao parlamentarismo, é não ter em conÂta as realidades mais evidentes da vida pública e social de to...
Praticamente tudo o que parece é, quer dizer, as mentiras, as ficções, os receios, mesmo injustificados, criam estados de espÃrito que são realidades polÃticas: sobre elas, com elas e contra ela...
Em polÃtica acontece que as mesmas palavras traduzam realidades diferentes e que coisas semelhantes possuam nomes contrários.
Pode-se fazer polÃtica com o coração, mas só se pode governar com a cabeça.
Em geral não têm com a autoridade senão relações baseadas na desconfiança. A obediência resulta sobretudo do modo. O poder é sempre discutido.
A indiferença a propósito de um princÃpio equivale, com efeito, à negação deste princÃpio, e não raras vezes o silêncio pesa mais que o erro.
Pesa-nos a autoridade, atrofia-nos a disciplina, seduz-nos o hiper-criticismo por motivos fúteis, parece-nos salutar entretenimento descartar homens e destruir governos.
Cremos que a guerra é um mal, mesmo quando é uma necessidade, mas sabemos que há para os povos outros males maiores, porque os há que excedem a morte e a miséria - são a sua desonra e aniquilame...
Se o mundo não conhece um longo perÃodo de idealismo, de espiritualismo, de virtudes cÃvicas e morais, não me parece que seja possÃvel ultrapassar as dificuldades do nosso tempo.
Infeliz povo se, confundindo promessas vãs com realidades, vier a convencer-se um dia de que o trabalho é sinal de servidão e a desordem atmosfera saudável de vida.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.
A ingratidão vem sempre daqueles de quem menos esperamos.. por isso doà tanto! No entanto, ela pod
Qualquer que seja a verdade ela sempre é preferÃvel a qualquer falsidade! Em Frases de Falsidade e
O Natal é uma época especial onde a famÃlia e o amor deverão ser renovados. A união, a paz e a
Todos os dias nos trazem um novo acordar e, com ele, novas oportunidades e novas formas de fazer dif
As frases de Halloween podem ser usadas para adicionar um divertido e assustador clima à celebraç